A chamada do Obreiro Cristão

 9 de dezembro de 2015  /  14:34:41 / UMASCAP  
Print Friendly

Segundo a enciclopédia de ORLANDO BOYER  a palavra Obreiro significa, “Aquele que coopera no desenvolvimento de uma empresa ou de uma idéia.”

Ou seja, Obreiro é aquele que trabalha na “obra”, que corresponde a trabalho, resultado de um trabalho, ou aquilo que um artifício produz

Podemos também definir pelo termo ministério, é como PAULO dirigia-se aos seus amados e queridos Obreiros. (Cl 4.17 ou 2 Tm. 4.5).

A palavra ministério vem da tradução original como “DIAKONIA” quer dizer “SERVIÇO”, ou seja, ministério é serviço, se alguém quer ser Obreiro tem que estar disposto a trabalhar no serviço e na obra do Senhor.

É de suma importância o Obreiro saber o significado desta palavra, pois muitos engajam no ministério e desconhece para que e por que foi chamado e escolhido como Obreiro. Não podemos entrar no ministério e cruzar os braços, pois ministério é serviço, vamos trabalhar e não nos acomodar, pois ministério é para dar continuidade à obra do Senhor, e não é para ocioso, preguiçoso e interesseiro de fazer pé de meia ou ganhar dinheiro, mas sim trabalhar. Assuma o serviço!

O Obreiro do Senhor tem que se empenhar em cumprir seu papel diante da Igreja e de todos, pois quantos obreiros assumem, mas não sabem, nem por que foram levantados!

Não tem outra razão a não ser trabalhar, é de suma importância que o Obreiro honre o significado desta palavra, e tem por obrigação apresentar aquilo que como trabalhador tem executado na obra ou aquilo que foi confiado. O Obreiro que não estiver trabalhando e não tendo resultados esta negligenciando seu “chamado e ministério” (Lc19.11-26).

Não fiquem parados, mãos a obra, vamos trabalhar!!

A CHAMADA DO OBREIRO

Logo depois de termos estudado sobre a palavra Obreiro somos direcionados a tratar sobre outro assunto de uma natureza muito especial e primordial na vida de um Obreiro, que é a “chamada para o ministério”.

Um Obreiro sem chamada é:

  • Um peixe fora da água,
  • Um viajante sem destino ou rota de chegada,
  • Um homem sem farolete no escuro da noite,
  • Um céu sem estrelas,
  • O sol sem sua luz e calor,
  • Uma casa sem alicerce e tudo mais que não tem sentido.

 Obreiro do Senhor tem que ter certeza da sua chamada, sem a qual ele não irá muito além no seu serviço e ministério. Leia (Mc 1.17; Rm 1.1; Mt 9.9).

O Método da Chamada do obreiro:

1- Método direto: Deus tem chamado homens de um modo direto (Gn 6.13;12.1; Ex 3.10; 1Sm 3.20 e Is 6.9 ).

2- Método indireto: Deus também usou o método indireto na Bíblia para chamar e designar com grande objetividade. (Gn 37.5-10; Nm 27.18 ; Rm 16.21 ).

A Chamada e suas razões.

1) Esclarecer que ministério, nunca foi uma profissão. (Ef 4.11; Hb 5.4).

2) A certeza da chamada faz o servo de Deus superar, os obstáculos.

3) A chamada acompanha a Missão, faz ter convicção para onde deve ir e não ir.

As duas fdaces da chamada:

1)      Chamada geral e Universal: Está é destinada aos salvos e participantes da salvação. (At 1.8; Jo 10.9-11 e 1Tm 1.15).

2)       Chamada Individual e Especifica: Esta chamada é para viverem do Evangelho e viver para o Evangelho. (1Co 9.16-17; Fp 3.14).

O Obreiro do Senhor tem que ter Convicção da chamada, não pode fazer a obra por fazer ou porque foi colocado, e não sabe nem a razão de estar ali na determinada função ministerial. O Obreiro que se encontrar nessas condições não vai demorar a naufragar no ministério e voltar para trás (1Tm 1.19-20).

Quantos Obreiros e Igrejas têm sofrido por não Ter convicção da chamada. Digo Igreja porque quando um Obreiro não tem certeza da sua chamada só irá causar prejuízos à obra do SENHOR e a Igreja a qual é congregado e executa seu ministério. Mas não é assim com o Obreiro que traz consigo a convicção da chamada, ele irá dar muitos frutos e desempenho a seu ministério e Igreja a qual pertence, será honrado e respeitado por todos e por DEUS. Tudo irá bem, e se surgir obstáculos ele com bastante convicção irá passar por cima e “tirar de letra” e ganhar a vitória, pois traz consigo a certeza da sua chamada. (At 21.12-14 e 2Tm 4.7).

 

Texto adaptado

Texto original: http://pbdiego.webnode.com.br/products/produto-2/

 

 Você também pode gostar:

 Comentários

Bíblia Online

Busca na Bíblia


Versículo do dia

Versículo Diário

Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. (Salmos:63:4)

Últimos Vídeos


Pedido de oração

img