24 de junho de 2016  /   11:25:15 /  devocional

A TRAJETÓRIA NEGATIVA DE UM HOMEM QUE ANDOU COM CRISTO

Print Friendly

INTRODUÇÃO

Jo13.21 Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e declarou: Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me há de trair.22 Os discípulos se entreolhavam, perplexos, sem saber de quem ele falava.

Judas Iscariotes (abençoado ou louvado) um dos discípulos de Jesus, o seu relacionamento com Cristo era bem próximo, pois ele era aquele que estava com a responsabilidade da bolsa de dinheiro e atendia as necessidades financeiras do ministério de Cristo.

  1. AS CREDENCIAS DE JUDAS ISCARIOTES
  2. Foi Divinamente chamado com os outros e recebeu autoridade

Lc 6.12 Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus.13 Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:

Mc 3.13 Depois subiu ao monte, e chamou a si os que ele mesmo queria; e vieram a ele.14 Então designou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar; 15 e para que tivessem autoridade de curar as enfermidades e expulsar os demônios.

 

Mt 10. 5 A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;6 mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;7 e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.8 Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

 Era da cidade de Quiriotes perto de  Hebrom na Judéia (único que não era galileu)

 Chamado de amigo

Mt 26.49 E logo, aproximando-se de Jesus disse: Salve, Rabi. E o beijou. 50 Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Nisto, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.

 Era o tesoureiro do Ministério de Cristo

Jo 13.29 pois, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe queria dizer: Compra o que nos é necessário para a festa; ou, que desse alguma coisa aos pobres.

 Andava com Jesus

Mt 20. 17 Estando Jesus para subir a Jerusalém, chamou à parte os doze e no caminho lhes disse:

Mc 11. 11 Tendo Jesus entrado em Jerusalém, foi ao templo; e tendo observado tudo em redor, como já fosse tarde, saiu para Betânia com os doze.

  1. Recebeu de Jesus o bocado molhado

Jo 13. 26 Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tendo, pois, molhado um bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.

 CAUSAS DA QUEDA DE JUDAS

  1. Deu lugar ao diabo

Lc 22. 3 Entrou então Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, que era um dos doze

Jo 13.2 Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse,

Jo 13.27 E, logo após o bocado, entrou nele Satanás. Disse-lhe, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa

Cobiça

Lc. 22.4 e foi ele tratar com os principais sacerdotes e com os capitães de como lhe entregaria. 5 Eles se alegraram com isso, e convieram em lhe dar dinheiro.6 E ele concordou, e buscava ocasião para lho entregar sem alvoroço.

 

Falsidade e era ladrão

Jo 12.3 Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo.4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse: 5 Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? 6 Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava

Se afastou do Senhor

Jo 13.30 Então ele, tendo recebido o bocado saiu logo. E era noite.

 Não era lavado pela palavra

Jo 13.10 Respondeu-lhe Jesus: Aquele que se banhou não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos.11 Pois ele sabia quem o estava traindo; por isso disse: Nem todos estais limpos.

Jo15. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.

  1. LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A QUEDA DE JUDAS
  2. Não dar lugar ao diabo

1 Pe 5.8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

Ef 5. 27 nem deis lugar ao Diabo.

 O diabo não respeita os nossos títulos e posições (somente o nome de Jesus)

Mc 16.17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas

At 4.12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

  1. Evitar a Cobiça, ambição

1Tm 6 10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

PV 1.19 Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela tira a vida dos que a possuem.

 

  1. Devemos estar limpos pela palavra

Jo 13.11 Pois ele sabia quem o estava traindo; por isso disse: Nem todos estais limpos.

Jo15. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.

Sl 119.72 Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro e prata.

  1. Vigiarmos para sermos derrotados

Mt26.41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Lc 21.36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.

Homens que foram derrotados

* Saul

* Sansão

* Esau

CONCLUSÃO

O legado que Judas nos deixa é terrível, considerado o traidor culpado pela morte de Cristo, vendeu Cristo por 30 moedas de prata, é chamado por Cristo de diabo

Na relação dos discípulos o seu nome aparece sempre no fim com o adendo traidor

 

 Você também pode gostar:

 Comentários

Perfil do autor

Mais do Autor



Pedido de oração

img