24 de junho de 2016  /   11:50:25 /  devocional

A INTEGRIDADE DO CARÁTER DE UM SERVO DE DEUS Dn 1. 1-8

Print Friendly

INTRODUÇÃO

Caráter são nossas atitudes diárias refletindo quem nós somos e demonstrando o nosso senso de certo ou errado. Independente das circunstâncias a nossa volta.

 

  1. COMO PRESERVAR UM CARÁTER PURO EM MEIO A UMA SOCIEDADE CORROMPIDA?
  1. Confiar em Deus

Filipenses 4.13 – Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Efésios 6.10 – No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

  1. Determinar não pecar

Daniel 1.8 – E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

Salmos 119.11 – Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

  1. Se desviar do mau

Jó 1.1 – Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

Salmos 1.1 – Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

  1. Correr do pecado

Gênesis 39.12 – E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.

II Timóteo 2.22 – Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

  1. A NOSSA INTEGRIDADE DE CARÁTER INDEPENDE DAS CIRCUSTÂNCIAS

O que está acontecendo a minha volta não pode determinar as minhas atitudes

  1. Daniel mesmo depois do decreto do rei ser assinado permaneceu fiel

Daniel 6.10 – Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

  1. Noé quando todos se corromperam, ele permaneceu fiel.

Gênesis 6.7 – E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

8 – Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. 9 – Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

  1. Jó apesar de toda a sua luta permaneceu fiel.

Jó 2.3 – E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.

  1. José mesmo vendido pelos seus irmãos permaneceu fiel

Gênesis 39.9 – Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?

 DEVEMOS SER ÍNTEGROS DE CARÁTER EM TODA AS ÁRES DE NOSSA VIDA

 Visão

Eva  Gn 3.6 – E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Jó         Jó 31.1 – Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?

Acã   –  Js 7.21 – Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.

  1. Mãos

Salmos 24.4 – Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

Mateus 5.30 – E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

 Falar

Salmos 15.2 – Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.3 – Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;

Tiago 3.2 – Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

  1. O MODELO DO CARÁTER CRISTO

 A todo o momento

Ec 9.8 – Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

  1. Devemos manifesta uma nova vida

II Co 5.17 – Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

  1. Praticar a justiça

Sl 15.2 – Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

  1. O bom caráter é melhor que a riqueza

Pv. 19.1 – Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo.

  1. A integridade é inegociável

Pv. 28.18 – O que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo.

 A luz do nosso caráter deve brilhar no mundo

Mateus 5.16 – Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

CONCLUSÃO

O homem de Deus deve primar por uma vida irrepreensível diante da sociedade e de Deus, pois um bom caráter deve ser a maior riqueza de um servo de Deus.

 Você também pode gostar:

 Comentários

Perfil do autor

Mais do Autor



Pedido de oração

img