28 de setembro de 2017  /   9:49:32 /  devocional

A Casa do Pão

Print Friendly

O livro de Rute narra a história de uma mulher, a gentia, bisavó de Davi-Israel sob os Juízes 1.1-Sm 7.17. Escrito na Palestina  entre 1600 e 1500 a.C, mas o seu formato atual talvez tenha sido escrito por Samuel entre 1163 e 1123 a.C, ou por Isaías, entre 743 e 683 a.C ( veja nota c, 2 Cr 32.32). O livro de Rute é um simples registro histórico da vida de Israel durante o período dos juízes, ilustrando a lei da remissão do parente homem mais próximo, registrando a história da mulher gentia da genealogia de Jesus Cristo, e atualizando a Geneologia de Davi.

Na passagem …(Rt 1:1-3).  “E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra: pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos. E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher Noemi, e os nomes de seus filhos Malom e Quiliom , efrateus, de Belém de Judá: e vieram aos campos de Moabe , e ficaram ali. E morreu Elimeleque , marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos…” . que também morreram .

Elimeleque (( O meu Deus é Rei) tomou sua esposa Noemi  e filhos e saiu da cidade em que moravam, Belém de Judá, que era também a sua cidade. Porque eles saíram de lá? Eles foram embora porque “houve uma fome na terra” e assim Elimeleque resolveu tomar sua família e sair de lá em busca de um lugar onde pudessem encontrar comida. Mas, como você verá, Elimeleque cometeu um erro muito grave.

Deixar  Belém ( sig.Casa do pão). É o mesmo que deixar a Casa do pão  para buscar comida em outro lugar. Por que Deus, Jeová, o Deus de Israel permitiu que houvesse fome na “casa do pão”  Para prová-los, pois aquela era uma hora de provação , talvez você esteja passando por alguma privação causada por algum problema de ordem familiar, financeira ou espiritual, mas não é o momento de deixar as Promessas de Deus e buscar alimento onde Deus não se agrada.

Belém, como já diz o próprio nome, era um local onde Deus tinha o Seu propósito, e de onde viria toda a benção; o local onde nasceria o Senhor Jesus, o Verdadeiro Pão ( João 6.48) Foi de lá que Elimeleque saiu;  saiu da “casa do pão” porque entendeu que ali não haveria comida, preferindo se aventurar nas terras de Moabe. Quantos em momento de prova abandonam a Deus para buscar bens materiais  e encontram decepções . A decisão de Elimeleque é trágica pois  ele morre e morrem também seus filhos, até que mais tarde voltam para lá Noemi e Rute, sua nora. Elas voltam a Belém porque Noemi sabia que lá seria o local onde Deus iria abençoá-las.

O que isso quer dizer para nós? Belém era onde o Senhor abençoava. Hoje nós temos a Igreja, onde Deus nos dá o alimento através do Nosso Senhor Jesus Cristo que é o pão verdadeiro ( João 6.58 ). Graças ao Espírito Santo, temos o privilégio de estudar a Palavra em nossas casas, recebermos do Senhor nosso manancial de cada dia e termos esse gozo. Mas entendemos que a Igreja , onde os que fiéis  se reúnem, é um local especial, onde o Pastor nos trás o alimento vindo de Cristo através do seu Espírito.

Jesus disse: “Eu sou o pão que desceu do céu” (Jo 6:41). Só que às vezes nós somos provados; às vezes nós passamos fome nesse lugar. Por quê? Por causa da nossa dureza e por nos fiarmos pelo poder dos bens materiais e políticos.  Às vezes isso acontece também por estarmos descontentes com nossos irmãos, talvez por querermos outras coisas que Deus não se agrada  ou por acreditar que o mundo nos oferecerá muito mais do que Deus tem para nós.

(Portanto, na hora em que vier a fome e provaçoes)  não desanime; olhe para Ele e ore a Ele. Por que, Senhor? Por que estou com fome? Eu sei que o problema sempre será meu, por isso, não tente lançar a culpa nos irmãos, colocar a culpa nisso ou naquilo, pois nós mesmos somos culpados ( De que se queixa o homem ? Dos seus próprios pecados-Lm 3.39).

Não existe bênção fora de Cristo( Todo poder é me dado-Mt 28.18 ). Muitas vezes nos enganamos com a ideia de que podemos ter algo fora de Cristo. Deus está dando um testemunho de que não há nada fora de Cristo; Ele sempre vai trabalhar para mover os nossos corações para entendermos isso, e Ele é capaz de fazê-lo. Então, quando chega a provação nós não deveríamos tentar preencher nossas vidas com algo que só Deus pode preencher, ir para Moabe( mundo) e correr risco de não voltar mais. Então permaneça na Casa do Pão de onde ele vai sair quente do forno celestial.

Por: Pastor  Edmilson Silva de Carvalho

Pastor Edmilson Silva de Carvalho

Pastor Edmilson Silva de Carvalho

Rt 1. 1 a 7- BeBELÉM- CASA DE PÃO

Houve uma fome na terra

Elimeleque ( O meu Deus é Rei) .Era chefe de uma família e possuía herdades, mas toma uma decisão precipitada.

A FOME. Sempre foi um dos instrumentos de Deus para provar a fé…

Houve fome na época de Abraão- de Isaque e de Jacó….

Elimeleque vai para Moabe. Sig. Mo( um ) ab( pai ) descendentes de Ló com suas filhas

NOEMI significa suavidade…. após a morte do seu marido – Elimeleque – mudou seu nome para Mara, que significa “amargura” ou “amarga”.

Quantos deixaram a Casa de Pão e foram peregrinar em outras terras e acabaram em decepções..

Malom- É uma variante de  Mamom..deus da riqueza e  fartura, e  em hebraico. doença .

Quiliom: Definhamento

Há poder em suas PALAVRAS….  I João 5.14 ..Se pedirmos alguma coisa em seu NOME…

Ezeqiel 37.. Profetiza sob esses ossos secos….

Jamais saia da proteção do senhor, firme sua vida onde o senhor ordena sua benção. Salmos 91.1….descanse em Deus…

Portanto, não procure soluções longe do Senhor. Jesus disse “Venham a mim os cansados e sobrecarregados” (ver Mt 11.28,29). Jesus disse também: Eu sou o caminho a verdade e a

vida (ver Jo 14.6).
Se você quer a benção fique debaixo da proteção do Senhor. Você não vai ser feliz longe do Senhor. Fique no lugar da benção. Não saia debaixo da proteção do Senhor.

 Você também pode gostar:

 Comentários

Perfil do autor
Informações sobre o Autor

Mais do Autor



Pedido de oração

img